Google oferece proteção DDoS grátis para sites de notícias independentes.

O Google criou um serviço gratuito de proteção para ajudar sites de notícias independentes, sites focados em direitos humanos e no monitoramento das eleições a resistirem a ataques DDoS.

Chamado de Project Shield, o serviço foi lançado em 2013, e ficou na fase de testes até 24 de Fevereiro de 2016. Agora, os administradores de qualquer um dos tipos de sites citados acima podem se inscrever no serviço.

Os sites de notícias têm uma pequena vantagem sobre os demais, especialmente os menores, que, de outra forma, não teriam recursos para se protegerem contra ataques DDoS.

Para configurar o serviço (o que, segundo o Google, dura menos de 10 minutos), o administrador tem que provar que é proprietário ou que administra o site, além de ter acesso ao registro de domínios para alterar os registros Domain Name System (DNS) do site. A propriedade de uma conta do Google também é uma obrigação.

O projeto funciona como um proxy reverso – seus servidores recebem pedidos de tráfego em nome do site de destino, filtram o tráfego prejudicial e enviam tráfego seguro para o servidor do site. A iniciativa também armazena em cache versões do conteúdo do site para entregar para os visitantes como se fosse um CDN – (Content Delivery Network), de modo que o servidor não fique sobrecarregado com muitas solicitações de conteúdo.

No entanto, o Google não garante que um ataque DDoS será resolvido, mas vai usar toda sua infraestrutura para apoiar os usuários do Project Shield e manter o serviço e seus sites em funcionamento.

Segundo o Google, os usuários do Project Shield podem até não saber que seu site está sob ataque. Alguns ataques podem ser absorvidos pelo projeto de forma tão eficaz que eles não geram nenhum alerta. No caso de ataques em larga escala que requerem mitigação ativa, o Google pode vim a notificar os usuários afetados.

Thiago Souza

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, atualmente estudando para certificações Linux LPI Nível 1, CompTIA Linux+ e Novell Linux Administrator, Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.