Como criar um domínio grátis para sempre

Ter um domínio na internet é muito importante, pois, ele é a sua impressão digital, sua marca registrada. Alguns provedores de hospedagem oferecem um ano de domínio grátis para novas contratações, depois, desse período inicial, você terá que renovar o domínio, acabando assim a gratuidade. Mas, existe um serviço gratuito, sem propaganda, que você pode usar para sempre, acha isso impossível? mas é verdade. É o serviço Freenom.

Como ter o seu domínio grátis

Você acessando o site do Freenom, receberá uma tela, bem simples de registro, veja a imagem abaixo, para conferir:

dominio

Como se registrar

Informe o nome desejado para registro, caso já tenha sido usado, aparecerá uma linha com o texto informando que o domínio não esta disponível. Caso ainda não exista, você terá um botão com a opção de Obtê-lo agora.

dominiocf

Selecionando o domínio desejado, vai aparecer um botão no alto da tela com o texto: Pagamento onde devemos clicar para efetuar o registro do domínio.

7secf

Na próxima tela ira se abrir, devemos escolher o período de validade do nosso domínio, no meu caso eu mudei o período para 12 meses. Dessa forma a renovação do domínio vai ocorrer depois de um ano ou 12 meses da data inicial de registro do domínio.

pagamento

Seguindo com processo de registro do nosso domínio nos devemos clicar no botão com texto: Continue. Uma nova tela surgir, onde podemos efetuar o registro utilizando uma conta do Google+, Facebook ou  Live. Mais se preferir pode confirmar o processo de registro utilizando uma conta de e-mail separada.

checkout

No meu caso optei por efetuar o registro com uma conta do Facebook, pela praticidade e agilidade no processo. Logo apos efetuar o login aparece uma tela para ser preenchida com algumas informações pessoais.

final

Com as informações pessoas já preenchidas, devemos marcar a caixa de seleção com o texto: I have read and agree to the Terms & Condititions, e em seguida clicar no botão com texto: Complete Order.

termos

Assim terminamos o processo de registro do nosso domínio, e recebemos um número de confirmação que o domínio foi registrado com sucesso.

confir

Logo abaixo o número de confirmação, temos o botão com o texto: Click here to go to your Client Area, que significa clique aqui para ir para área do cliente. Vai ser na área do cliente que vamos informar os servidores DNS da nossa hospedagem onde nosso domínio vai funcionar, também podemos usá-lo para personalizar um URL,  personalizando um endereço de uma página no Facebook, para abrir a partir do endereço que registramos.

Uma questão importante: O domínio deverá ser renovado anualmente ou de acordo com o período que você escolheu inicialmente, como qualquer outro domínio de primeiro nível, pois, de outra forma perderá o direito a ele. E outra pessoa poderá registrá-lo para utilização.

Gostou do post? Comente, curta ou compartilhe.

Até a próxima.

 

Thiago Souza

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, atualmente estudando para certificações Linux LPI Nível 1, CompTIA Linux+ e Novell Linux Administrator, Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.