6 motivos para usar um serviço CDN

Depois da dica de usar ou não usar um CDN, vamos agora explicar melhor cada um dos aspectos que fazem dessa tecnologia uma ferramenta confiável e importante para os negócios, abaixo os 6 motivos para se utilizar um CDN:

 

  1. Performance

    Fazer uso de uma navegação rápida, eficiente e confiável, independente do conteúdo do seu site (estático, dinâmico ou com vídeos de alta definição) pode ser o diferencial entre sua empresa e os concorrentes;

  2. Balanceamento de carga

    Aumente a performance do site através da distribuição da carga de forma balanceada, ou seja, ao dividir o tráfego do conteúdo entre vários servidores você multiplica o poder de resposta da solicitação, tornando seu site muito mais rápido de ser exibido. É como se o seu site estivesse, simultaneamente, em vários servidores que, inteligentemente, dividem os pedidos de conteúdo para agilizar a entrega.

  3. Escalabilidade

    Garante a expansão do sistema de hospedagem, sempre que necessário, como por exemplo, na transmissão de vídeos ao vivo ou “on demand” (como os serviços do Youtube ou Vimeo) em alta definição. Ou seja, caso você precise crescer um serviço CDN e uma ótima opção.

  4. Elasticidade

    Se seu site cresceu ou precisa de um aumento momentâneo de recursos, a utilização de um CDN pode ajudar. Por exemplo, você está montando uma campanha ou um curso que tem duração pré-determinada, digamos, de 15 dias. Você pode comprar um plano de recursos extras para utilizar nesse período e ficar despreocupado com o aumento de estrutura até o final do evento, pois este crescimento é automático.

  5. Redundância

    A redundância no CDN funciona, através da distribuição de conteúdo entre vários servidores espalhados em várias regiões e países, garantindo assim que seu site nunca fique “fora do ar”, mesmo se houver alguma falha de hardware ou rede.

  6. Aumento da Receita

    Para que um site obtenha sucesso, ele deve ter algumas características, tais como um visual atraente. Mas o que realmente faz a diferença é a velocidade de navegação. Ao utilizar uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) para o seu site, você estará proporcionando uma experiência diferenciada ao seu visitante/cliente, fazendo com que essa experiência seja compartilhada com mais e mais clientes. E mais clientes significa mais possíveis negócios!

Thiago Souza

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, atualmente estudando para certificações Linux LPI Nível 1, CompTIA Linux+ e Novell Linux Administrator, Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.